Muito original a idéia...interessante a maneira como a composição assimétrica do plano se expande e ganha força na terceira dimensão.
O que mais me chama a atenção nesse objeto é a interpretação clara que se pode fazer a partir dele em direção ao movimento de vanguarda a que se relaciona: não dá margem de confusão ao observador, os princípios compositivos são de fácil reconhecimento e o observador não precisa de grandes esforços intelectuais para interpretar e reconhecer o processo usado em sua elaboração.
Acredito na idéia de que os conceitos desejados precisam ser entendidos na rapidez com que o olho percorre as formas, o que Carsalade(2001)* relaciona à idéia de rapidez, na maneira concisa como os elementos se organizam, não significando a ausência destes, mas sua adequação expressiva e sua não-abundância...dizer muito com a palavra adequada, sem cair em delongas. Parece-me que, neste aspecto, o grupo atingiu um bom resultado.
Aproveitando a oportunidade, que se expanda esse comentário ao exercer da Arquitetura, no momento em que é importante, na escala do edifício, que o mesmo organize-se através de princípios claros de composição, de fácil leitura ao público leigo, e não restritos a um seleto grupo de pessoas especialistas do assunto.
Isso aí meninas!
*CARSALADE, Flávio de Lemos. Arquitetura: Interfaces. Belo Horizonte: AP Cultural, 2001.
Olá meninas! Estou adorando navegar pelo blog de vcs. Tem várias matéiras interessantes, como a questão da Casa Schroder. Achei super legal a reportagem e também a representação em maquetes que alunos da UFRGS fizeram. Como vcs mesmas falaram, uma boa pedida! O objeto proposto por vcs para representar a escola De Stijl, foi bem original, criativo. Percebe-se logo de cara em que movimento ela se enquadra, as características presentes estão bem visíveis. Como as formas simples, básicas; as cores primárias, o equilíbrio, a divisão das formas pelo uso da linha preta... Achei super interessante a forma como vcs fizeram, que dá a impressão real de que os volumes em tamanhos, expessuras diferentes, originam-se ou provém de algum modo das obras de Mondrian. Parabéns meninas, adorei! Emili
oii... Essa Luminária ficou a cara do periodo... No momento em que olhei para ela, principalmente na vista superior ela lembra muito a obra de Mondrian. E a idéia do quadro era de representar as luzes dos prédios, aqui vocês construiram essa luz, com a Luminária.. muita boa a idéia... Parabéns
Somos um quinteto feminino (Daiane, Daniela,Laura, Vanessa e Tatiane) de acadêmicas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó.
Neste blog, você vai encontrar muita coisa interessante sobre a história da arquitetura e seus principais períodos.
Confira!!!
Muito original a idéia...interessante a maneira como a composição assimétrica do plano se expande e ganha força na terceira dimensão.
ResponderExcluirO que mais me chama a atenção nesse objeto é a interpretação clara que se pode fazer a partir dele em direção ao movimento de vanguarda a que se relaciona: não dá margem de confusão ao observador, os princípios compositivos são de fácil reconhecimento e o observador não precisa de grandes esforços intelectuais para interpretar e reconhecer o processo usado em sua elaboração.
Acredito na idéia de que os conceitos desejados precisam ser entendidos na rapidez com que o olho percorre as formas, o que Carsalade(2001)* relaciona à idéia de rapidez, na maneira concisa como os elementos se organizam, não significando a ausência destes, mas sua adequação expressiva e sua não-abundância...dizer muito com a palavra adequada, sem cair em delongas. Parece-me que, neste aspecto, o grupo atingiu um bom
resultado.
Aproveitando a oportunidade, que se expanda esse comentário ao exercer da Arquitetura, no momento em que é importante, na escala do edifício, que o mesmo organize-se através de princípios claros de composição, de fácil leitura ao público leigo, e não restritos a um seleto grupo de pessoas especialistas do assunto.
Isso aí meninas!
*CARSALADE, Flávio de Lemos. Arquitetura: Interfaces. Belo Horizonte: AP Cultural, 2001.
Olá meninas!
ResponderExcluirEstou adorando navegar pelo blog de vcs. Tem várias matéiras interessantes, como a questão da Casa Schroder. Achei super legal a reportagem e também a representação em maquetes que alunos da UFRGS fizeram. Como vcs mesmas falaram, uma boa pedida!
O objeto proposto por vcs para representar a escola De Stijl, foi bem original, criativo. Percebe-se logo de cara em que movimento ela se enquadra, as características presentes estão bem visíveis. Como as formas simples, básicas; as cores primárias, o equilíbrio, a divisão das formas pelo uso da linha preta...
Achei super interessante a forma como vcs fizeram, que dá a impressão real de que os volumes em tamanhos, expessuras diferentes, originam-se ou provém de algum modo das obras de Mondrian.
Parabéns meninas, adorei!
Emili
oii...
ResponderExcluirEssa Luminária ficou a cara do periodo... No momento em que olhei para ela, principalmente na vista superior ela lembra muito a obra de Mondrian. E a idéia do quadro era de representar as luzes dos prédios, aqui vocês construiram essa luz, com a Luminária.. muita boa a idéia...
Parabéns