segunda-feira, 5 de outubro de 2009

DESIGN FUTURISTA



Direto do Salão Internacional de Milão, a poltrona Lótus (115x70x66 cm) chega ao Brasil importada pela Montenapoleone. A peça com formas diferenciadas é produzida com Cristalplant, um mineral altamente e fácil de limpar.

Revista Casa & Construção
http://revistadcasa.uol.com.br/ESDC/Edicoes/28/lancamentos-145703-1.asp

Postado por : Daiane e Daniela Zeni

2 comentários:

  1. DESIGN FUTURISTA: Essa expressão tem muito mais significado do que parece à primeira vista, pois há cem anos o jornal francês "Le Figaro" publicava o Manifesto Futurista de 1909, marcando o surgimento do primeiro movimento vanguardista do século XX, o Futurismo. Foi aí que, pela primeira vez, deixou-se de fazer distinção entre o design e a arte. Era a vez de se buscar a beleza nos avanços tecnológicos do século XIX e início do século XX; era a rejeição do moralismo e do passado, vangloriando-se a máquina, a velocidade, o belicismo e o dinamismo do século que começava.

    Assim, o Futurismo de 1909 se contruía pela guerra e, na década de 1960 ressurgia o Futurismo no contexto da Guerra Fria e da corrida espacial. Com o avanço tecnológico, a sociedade voltava-se para um ideal futurista, que se manifestava em formas arrendondadas e aerodinâmicas; cores metalizadas e tons de branco e bege. Dos mobiliários futuristas surgiam linhas orgânicas, que tentavam conciliar o conforto com a contemporaneidade. Essa tendência espalhou-se também pelos objetos de decoração.

    Como se vê na postagem do blog, ainda hoje esses objetos são vistos em salas contenporâneas, combinados peças atuais, compondo os mais diversos e sofisticados ambientes.

    Gabriela Caramori Moreira da Silva

    ResponderExcluir
  2. Poltrona diferenciada, retirando a base de sustentação, ela parece estar em balanço, uma grande caracteristica do futurismo. Uma inovadora cadeira em que o designer quer trabalhar com objetos simples e claros.

    Perfeita demonstração de futurismo no mobiliário meninas!!

    Parabéns!!

    Mariela Francio

    ResponderExcluir